Home

Aprendizado Maçônico - A Transmissão dos Preceitos, Filosofia e Simbolismo Maçônicos


DEUS E O SEU DIREITO

Pergaminhos Oficiais

O Membro afiliado ao Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas recebe Pergaminhos Oficiais (livretos), com lições, pesquisas e estudos Maçônicos que constituem uma revelação fascinante dos mistérios da vida, e realizará estudos regulares em sua casa, iguais aos antigos filósofos Maçons, que são feitos a não causar nenhuma mudança em seus hábitos pessoais, atividades profissionais ou vida familiar. O método de estudos foi cuidadosamente preparado por Mestres Maçons, estudiosos da Maçonaria, verdadeiros maçonólogos, e com um grande diferencial, a exposição da presente realidade e valorosas mensagens para preparar o Maçom para o futuro. Considera-se que sempre será possível, em casa, dedicar regularmente uma noite por semana aos Estudos Maçônicos. Considera-se também que, se a filosofia e simbolismo maçônicos são perfeitos para a humanidade, todos têm direito de acesso aos estudos.

Para pensar:
"A semana tem 168 horas. Será que não podemos dedicar 1 dessas 168 horas para o aprimoramento pessoal?"

Método de Estudo e seus Graus

Os estudos são transmitidos em estágios que chamamos de "Graus", e a hierarquia é somente transmitida ao Afiliado, em que uma verdade, um mistério, um exemplo relevante ou um conhecimento importante relacionam-se, oferecendo um desenvolvimento gradual ao Maçom e àquele que busca verdadeiramente conhecer a filosofia e o simbolismo maçônicos, consequentemente, tornar-se um Maçom.

A transmissão dos preceitos Maçônicos, por meio dos Pergaminhos Oficiais,  é feita de maneira clara, dando a possibilidade a cada Irmão de praticar os exercícios, experimentos e conhecimentos, que seguem antigas e aceitadas formas, usos e costumes, que remontam às antigas Sociedades Secretas.
Com a prática, o Afiliado poderá usar os ensinamentos freqüentemente, e à medida que o conhecimento obtido começar a operar sob seu comando, irá sentir o poder recém-adquirido e saberá que está no caminho certo.

Regularmente o Maçom ou o Afiliado elabora trabalhos, relatando seu aprendizado, que são analisados pela Grande Secretaria Geral, e poderão ser publicados juntamente com os Pergaminhos Oficiais.

O método de trabalho proposto e seu respectivo conteúdo evitam a perda de tempo e as incertezas, que são a conseqüência inevitável de qualquer pesquisa empírica realizada no emaranhado de livros e correntes de pensamento freqüentemente contraditórios. As exegeses aventureiras e os falsos profetas são muitos, mas a Tradição é única.

Aprendizado Maçônico

Cada lição leva em consideração a necessidade do desenvolvimento da consciência de cada pessoa, procurando despertar suas faculdades latentes, seu potencial e desenvolver seus poderes pessoais, gradativamente, à medida que a pessoa vai se elevando nos estudos dos Graus da Maçonaria Universal, e adquirindo o Conhecimento Secreto.


Maneiras de Identificação

As maneiras de identificação dos Maçons são secretas, só podem ser reveladas dentro de um Templo. Durante o seu período de estudos e de acordo com o Grau em que esteja, o Maçom iniciado, é instruído em sua Loja quanto aos tradicionais sinais, toques e palavras de reconhecimento que permitem a sua identificação como membro da Ordem.
Participando como membro ativo e regular de uma Loja maçônica, onde quer que esteja, em caso de necessidades, faça um sinal, será reconhecido e acolhido por outros Irmãos.

Filosofia Maçônica

A Maçonaria estimula a prática de princípios nobres, tais como: Gentileza - Honestidade - Decência - Amabilidade - Honradez - Compreensão - Afeto - Fraternidade. Para os Afiliados do Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas todos os Homens fazem parte da Grande Fraternidade Humana, portanto, todos são Irmãos, independentemente de credo, política, cor, raça ou qualquer outro parâmetro que possa servir para dividir os homens. Alguns princípios sobre os quais está fundamentada a busca do progresso e da auto-realização do Maçom são:

O Amor Fraterno: O verdadeiro Maçom mostrará sempre a mais profunda tolerância e respeito pela opinião dos demais, portando-se sempre com compreensão.

Ajuda e Consolo: Não só entre os Maçons, mas com toda a Comunidade Humana.

Verdade: É o princípio norteador da vida do Maçom, mesmo porque faz-se necessária toda uma vida para chegar-se próximo de ser um bom Maçom.

O sistema de aprendizado está fundamentado na busca, por parte de cada Irmão, em se aprimorar por meio dos estudos, e colocar em prática, todo seu desenvolvimento e conhecimento em prol de uma humanidade melhor e feliz. Além disso, tem como escopo proporcionar, de maneira certa e segura, um aperfeiçoamento interior, em busca da perfeição, para fazer-se um Homem bom, um Homem melhor.

Veja Também:   Como ser Maçom
                         Maior Instituição do Mundo


Voltar a página principal

 

INSTITUTO PARAMAÇÔNICO DE ESTUDOS E PESQUISAS

Caixa Postal 251 - Indaiatuba - SP - Brasil